Gerenciamento de recursos humanos na clínica odontológica

Excelência como gestor, com sua equipe, com seus pacientes, com a clínica que você quer se tornar….

As relações pessoais e profissionais tendem a se digitalizar, mas a essência, o grande segredo é cultivar as relações pessoais face a face.

A clínica é formada por pessoas, que se relacionam entre si e com pessoas externas, pacientes, fornecedores… No final, são apenas pessoas lidando com pessoas.

Nas reflexões anteriores, concentramo-nos em sua posição como gerente, no desenvolvimento de suas habilidades atléticas como gerente de clínica de alto desempenho. Seu equilíbrio físico e mental, sua capacidade de conhecer a si mesmo e seu lugar na clínica.

Agora você está pronto para a próxima etapa. Você e sua equipe.

SeguramenVocê provavelmente não se comporta da mesma maneira ao lidar com amigos, familiares, fornecedores ou colegas na clínica.

Diga-nos com que disposição você entra na clínica pela manhã. Qual é a expressão no rosto de sua equipe quando o vê chegar?

“A resposta, meu amigo, não está soprando no vento”.

Essas são reflexões que envolvem responder a perguntas, fazer perguntas incômodas, procurar as respostas e ser honesto com nós mesmos….

Não estamos dizendo para você mudar drasticamente de um dia para o outro, é simplesmente uma questão de eliminar hábitos, fazer pequenos ajustes todos os dias e buscar a excelência em si mesmo como gerente, com sua equipe, com seus pacientes, com a clínica que você quer se tornar.

Sua equipe precisa saber desde o início o que se espera dela e quais são as regras do jogo dentro da clínica.

A maneira como você estabelece uma disciplina positiva, exercendo controle, mas permitindo liberdade.

Saiba quando você deve soltar a linha e quando deve puxar com força, mas de modo a não romper a linha. Porque se você romper a linha, perderá a comunicação e talvez nunca mais a recupere.

Dia após dia, você verá as pequenas luzes vermelhas de advertência.

Tome decisões rápidas e decisivas. “Contrate devagar e livre-se rapidamente das pessoas erradas.

O segredo é estabelecer “relações de confiança” com a sua equipe. Você não pode passar o tempo brincando de detetive, pois isso é um desgaste físico e mental que você não pode permitir.

Trabalhe na comunicação, converse com sua equipe de forma aberta e honesta e, se forem as pessoas certas, você receberá o mesmo tratamento.

Quando precisar adicionar mais pessoas à sua equipe, tenha pessoas que possam atender às demandas do trabalho e que trabalhem bem com outras pessoas.

Dê a eles um senso de propriedade, envolva-os na determinação de seus objetivos, dê-lhes liberdade para resolver problemas e tomar decisões que melhorem sua produtividade.

Tente criar um espírito de equipe, incentive as pessoas a trabalharem juntas e a se apoiarem mutuamente em atividades relacionadas.

Se detectar que eles estão falhando como jogadores de equipe, informe-os.

Preocupe-se com as pessoas, conheça suas aspirações pessoais, procure constantemente maneiras de motivá-las e faça com que o restante da equipe ajude uns aos outros a aprender e a prosperar.

Comemore publicamente que o sucesso de todos, e o seu, depende do trabalho da equipe.

É inevitável que haja mal-entendidos e conflitos. Lide com eles, não os descarte, mas resolva-os o mais rápido possível.

  • Se os funcionários receberem instruções claras, simples e consistentes, eles simplesmente as aceitarão.
  • Quando as instruções são confusas, contraditórias e variáveis, os funcionários não as aceitam ou não as entendem.

Quando as instruções são razoáveis, justas, simples, claras e consistentes, haverá satisfação mútua entre você e a equipe da clínica”

Os resultados da clínica são alcançados por meio das pessoas

Para gerenciar sua equipe, primeiro você precisa conhecer a si mesmo, seus pontos fracos e fortes. Se você não alcançar seu próprio equilíbrio pessoal e não conhecer sua equipe, o ambiente de trabalho de sua clínica estará em permanente tensão.

Se você alcançar seu equilíbrio pessoal, mas não se conectar com sua equipe, todos os dias de trabalho serão cheios de altos e baixos.

Se você tiver total controle de suas emoções e atingir o coração de sua equipe, o trabalho fluirá, as pessoas se sentirão realizadas e satisfeitas e cada dia de trabalho se tornará um prazer.

Sua clínica precisa de um líder, torne-se essa pessoa que motiva e gerencia sua equipe adequadamente.

Os resultados da clínica, otimizando seus recursos, são obtidos por meio das pessoas.

É preciso motivar as pessoas o suficiente, tirar o melhor de cada um, fazer com que trabalhem em equipe, amenizar os conflitos, resolvê-los, não criá-los. O trabalho cotidiano na clínica impõe um ritmo de trabalho muito elevado, em que todos têm de responder a diferentes funções. Reconheça o esforço individual e coletivo, faça com que seus funcionários se sintam apreciados e valorizados.

Você tocará o coração deles, eles se sentirão realizados profissional e pessoalmente e isso tocará o coração de seus pacientes.

Essa será a marca pessoal de sua clínica, pessoas felizes trabalham bem e seus pacientes receberão um tratamento excelente, recomendando-o a outros pacientes. Seus resultados financeiros aumentarão, você ficará feliz e sua equipe ficará feliz com a política de incentivo correta.

Você promoverá um espírito de orgulho de pertencer à clínica, as pessoas o seguirão naturalmente, sua influência fluirá sem força, pressão ou tensão.

Sua equipe aceitará as mudanças que você considerar, porque você demonstrou que é consistente, justo, responsável e que zela pelo bem comum da clínica, da equipe, dos pacientes e dos fornecedores.

Reacenda o entusiasmo e o interesse dos funcionários em seu trabalho.

“O trabalho pode nos dar a oportunidade de crescer espiritualmente, pessoalmente e financeiramente. Se não for assim, estamos desperdiçando nossas vidas”.

“As pessoas gostam de desafios. O dinheiro não é a coisa mais importante. Temos que trabalhar em uma cultura em que as pessoas sintam alegria quando chegam ao trabalho pela manhã e satisfação quando saem à noite”.

Cuide de si mesmo como um atleta de alto desempenho, cuide de sua mente, de sua saúde física e de sua dieta.

Toda vez que entrar pela porta da clínica, considere seu trabalho não apenas no tratamento de pacientes, mas olhe além, levante a cabeça e olhe ao seu redor, não apenas olhe.

Concentre suas energias diárias na execução das tarefas que são cruciais para o seu sucesso.

Torne-se um facilitador para que seus colaboradores fluam, crie as condições necessárias para que sua presença seja justa e necessária, para que todos sejam responsáveis por seu trabalho e possam trabalhar de forma autônoma e interagir como uma equipe.

A cooperação inteligente é infinitamente mais valiosa do que a obediência mecânica”.

Como gerenciar recursos humanos na clínica odontológica

Atualmente, no setor odontológico, as decisões empresariais consistem em associar uma proporção da renda aos resultados que os funcionários obtêm com seu trabalho.

Essa modalidade, que está se tornando cada vez mais difundida no setor odontológico, com o objetivo de incentivar a produtividade e o desempenho dos funcionários, leva a uma mudança no relacionamento entre os funcionários da clínica e a clínica como empresa.

Essas relações tendem a se enfraquecer, o que representa um sério perigo para a sobrevivência da organização.

Em reflexões anteriores, falamos sobre o estabelecimento de um clima de confiança.

Nosso objetivo é simplificar ao máximo a complicada tarefa de gerenciar o ambiente de trabalho de sua clínica.

Sua equipe deve vê-lo como aberto, justo, honesto e disposto a ouvir. Um clima de confiança significa que sua equipe conta com você para apoiá-la em todos os tipos de situações. Eles contam com sua avaliação profissional objetiva, nunca pessoal.

É muito delicado reconhecer a linha invisível entre as relações profissionais e pessoais. Mas quando a criação do melhor ambiente de trabalho possível está em jogo, isso se torna uma prioridade.

Existem certas hierarquias no trabalho. Fora do trabalho ou de situações não relacionadas ao trabalho, os relacionamentos pessoais estão sujeitos aos melhores padrões de conduta social, não existem hierarquias e os relacionamentos são de respeito mútuo.

A experiência nos ensinou que trabalho é trabalho e vida pessoal é independente. Além disso, nunca leve seus problemas da clínica para casa e certamente não leve suas preocupações de casa para a clínica.

As pessoas são muito complexas, nosso comportamento é baseado em atitudes, crenças, motivações, percepções, hábitos e expectativas. Como gerente da clínica, você precisa gerenciar todo o conjunto de aspectos formais e informais que influenciam positiva ou negativamente o dia a dia e o ambiente de trabalho na clínica.

A percepção da sua equipe sobre as limitações ou restrições que você impõe a ela dentro da clínica afetará diretamente o ambiente de trabalho.

A flexibilidade da sua equipe para assimilar as mudanças introduzidas e aceitá-las será vital para o surgimento de conflitos.

Se as pessoas souberem claramente o que se espera de seu trabalho, elas saberão como serão avaliadas e quais recompensas receberão ao atingirem os objetivos estabelecidos.

Uma forma de criar a base para um clima de confiança na clínica, para desenvolver um espírito positivo, é que todos conheçam o efeito de seu trabalho, suas funções dentro da clínica e como isso afeta a estratégia corporativa e como eles contribuem para a realização dos objetivos.

Não é possível estabelecer uma boa base de confiança se você não delegar determinadas funções. Além de melhorar o clima de confiança, você também motiva, confia que as pessoas de sua equipe podem trabalhar de forma autônoma. Ao transferir sua própria autoridade, você está dando a elas a responsabilidade pelo funcionamento da clínica, pelos resultados e pelo cumprimento das metas.

Outro elemento decisivo é o seu envolvimento total, de modo que a equipe tenha as habilidades e os conhecimentos necessários para realizar o trabalho, bem como sua contribuição pessoal ao desenvolver os procedimentos para estabelecer a forma de trabalho.

O clima de confiança está diretamente relacionado ao clima de trabalho e o clima de trabalho está diretamente relacionado à cultura organizacional. Todos esses fatores são muito difíceis de medir, mas são cruciais para o sucesso ou o fracasso da clínica.

Se você se tornar um líder estratégico, que cuida da evolução de sua equipe dentro da clínica e não perde de vista o ambiente da clínica no mercado atual;

Você estará fornecendo com seu trabalho, ferramentas defensivas, uma vantagem competitiva que outras clínicas, por causa de sua própria cultura organizacional ou filosofia de trabalho, não são capazes de desenvolver”.